Registe-se na nossa newsletter e receba todas as nossas informações.


Dramaturgo e ator da Nova Comédia Bracarense vence 1º Prémio do Concurso INATEL I TEATRO - NOVOS TEXTOS 2014
home » Notícias » Dramaturgo e ator da Nova Comédia Bracarense vence 1º Prémio do Concurso INATEL I TEATRO - NOVOS TEXTOS 2014

O palmeirense José Barros conquistou o 1º prémio da 18ª edição do concurso Inatel – Novos textos 2014, com o texto “Os renegados”, um drama escrito em quatro atos. O júri constituído por Cláudia Lucas Chéu, Diogo Dória e Maria José Pascoal decidiu por unanimidade, entre 32 originais, atribuir o grande prémio ao autor com o pseudónimo Luís Morais.

José Barros, licenciado em Humanidades e detentor do grau de mestre em Educação Artística, é ator e dramaturgo ao serviço da Nova Comédia Bracarense. Docente no Agrupamento de Escolas de Valdevez, José Barros dedica-se ainda à pintura e à escrita (tendo publicado quatro títulos - “Betty Ford”, drama (2006; “O Mistério da Ilha Perdida”, romance (2007); A Maldição de Santia”, romance (2010) Edições Calígrafo; “O Violador”, drama (2014)).

"O prémio representa um estímulo para continuar a trabalhar e para continuar a criar, uma vez que estou ligado ao teatro. Participo, com alguma regularidade, em formações de escrita criativa e esse trabalho acaba por se reproduzir num texto dramático que depois acaba por ser lançado a concurso", explicou José Barros.

O dramaturgo explica ainda que "os renegados" poderá ser representado no Teatro da Trindade, em Lisboa, caso seja selecionado. Ainda relativamente a projetos futuros, José Barros faz parte da Nova Comédia Bracarense e continua a desenvolver projetos nesse âmbito. No próximo dia 21 de Março estreia o drama "o Violador" cujo texto foi criado na oficina criativa do BragaCult.

O prémio Miguel Rovisco foi atribuído ao original “No dia em que te foste, arranquei o meu coração e dei-o a comer aos porcos” da autoria de Paulo Jorge Rodrigues de Freitas. O júri destacou ainda com menção honrosa os originais “A vítima” de Isabel Teles de Menezes e “Lá fora” de Ana Lúcia de Teixeira Magalhães. A entrega de prémios ART – IN 2014 decorreu na Galeria da Associação Portuguesa de Escultura e Pintura (Lisboa), no dia 19 de Dezembro, pelas 19 horas, com a inauguração da exposição das obras seleccionadas na 10ª edição do Concurso Artes Plásticas Fundação Inatel e o lançamento das edições das obras vencedoras na 18ª edição do Concurso INATEL – Novos textos, seguida de uma cessação de autógrafos.



voltar