Registe-se na nossa newsletter e receba todas as nossas informações.


Associação de Idosos
home » Associação de Idosos

A Associação de Idosos de Santa Maria de Palmeira foi fundada em 21 de Dezembro de 1999. Na génese da sua criação estiveram as intenções de António Mendes Gomes e António Almeida Soares em promover o convívio entre os mais velhos.

As ideias destes indivíduos passam aos actos, quando, na data acima assinalada, no Cartório Notarial de Braga, com a ajuda de José António Peixoto, se faz a respectiva escritura. É a partir deste momento se formou uma comissão instaladora constituída por António Mendes Gomes, Francisco Xavier Barros Peixoto, António Almeida Soares e Fernando Eugénio Rodrigues Pereira. Neste âmbito, a associação ganha a sua designação oficial de “Associação de Idosos de Santa Maria de Palmeira-Braga”. A associação nasce com o propósito de promover actividades recreativas e de convívio de modo a melhorar a qualidade de vida dos reformados, pensionistas e idosos da freguesia de Palmeira e de outras.

No dia 7 de Outubro de 2002, realizou-se a primeira Assembleia-geral com o intuito de eleger a Direcção para o biénio 2001-2002. Abriu a Assembleia Fernando Eugénio Rodrigues Pereira que acabou por ser eleito para presidir à primeira direcção Neste evento estiveram presentes 72 sócios, sendo apresentada apenas uma única lista cuja direcção ficou a ser presidida por Esta acaba logicamente por formar os seguintes órgãos dirigentes:

Durante a sua ainda curta existência a associação organizou uma série de convívios e viagens. Destas actividades, destaca-se o almoço no dia de Reis, o tradicional magusto em Outubro, os momentos de convívio na Correlhã, em Ponte de Lima na Senhora da Boa Morte. No âmbito destas deslocações, os idosos eram transportados gratuitamente graças à cedência de autocarros pela Câmara Municipal de Braga, celebrando-se normalmente missa por todos os idosos vivos e falecidos da associação. Durante os passeios, era normal confeccionarem os próprios viajantes os seus almoços transportando para o efeito os instrumentos e os elementos culinários necessários. A associação passou a ter sede própria com a inauguração do Centro Cívico de Palmeira em 2007.


voltar