Registe-se na nossa newsletter e receba todas as nossas informações.


Acção Social
home » Acção Social




A acção Social é uma preocupação constante da Junta de Freguesia. Estrutura-se através de relações de cooperação e parceria com organizações e instituições locais. Toda a intervenção social é pensada em função dos problemas, das necessidades e dos recursos na comunidade local. Neste contexto, a Junta tem vindo a equacionar e a implementar, em articulação com entidades, serviços e organizações de solidariedade social, diversas respostas e projectos de intervenção social:





Bolsa de emprego


Em colaboração com as empresas existentes na freguesia de Palmeira e freguesias vizinhas foi criada uma bolsa de emprego destinada a desempregados inscritos na Junta para o efeito. No que diz respeito ao apoio às empresas/entidades empregadoras, as actividades centram-se sobretudo na divulgação dos currículos, tendo por base um serviço personalizado que, para além da divulgação das mesmas, estabelece também contactos com potenciais entidades empregadoras, promovendo entrevistas de recrutamento e selecção.


Entrega de Cabazes


A Junta de Freguesia procede à entrega mensal de bens alimentares, em colaboração com a Legião de Maria e o “Banco Alimentar Contra a Fome”, às famílias mais carenciadas da freguesia. Os Bancos Alimentares em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano a acção de mais de 1.400 instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confeccionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 216.000 pessoas. A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome coordena esta acção, anima a rede disponibilizando informação e meios materiais, representa os Bancos Alimentares Contra a Fome junto dos poderes públicos, das empresas de âmbito nacional e de organizações internacionais, e efectua, a nível nacional, a repartição de algumas dádivas, criando uma vasta cadeia de solidariedade.


Parceria com a Habitat


A Junta de Freguesia possui uma parceria com a Associação Humanitária Habitat. Esta é é uma associação de base cristã e ecuménica, fundada em Braga em 1996, que tem como objectivo principal procurar resolver os problemas habitacionais de famílias Portuguesas carenciadas. É sua convicção e experiência que uma família que tenha a possibilidade de viver numa casa digna, tem também as bases para desenvolver uma vida em família saudável e construtiva. A Associação Humanitária Habitat é uma filial da Habitat for Humanity International (HFHI), organização filiada em mais de 100 países e que, desde 1976, já construiu mais de 300.000 casas, em todo o mundo, garantindo a mais de 1.000.000 pessoas uma habitação segura, digna e de baixo custo. Através desta parceria foram construídas e restauradas uma serie de habitações condignas para várias famílias carenciadas da freguesia.


Apoio às escolas e jardins-de-infância


Em colaboração com estas instituições da freguesia, são proporcionadas às crianças refeições e actividades extra-curriculares.


Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social


Trabalha em parceria com o gabinete (descentralizado da Segurança Social) de forma a identificar, tratar e prevenir situações de risco social.


Parceria com a Bragahabit


A parceria estabelecida com a Bragahabit, identifica e efectua o devido acompanhamento das situações de vulnerabilidade habitacional. Esta  empresa Municipal de Habitação de Braga tem como objecto principal a promoção da habitação social no Município de Braga e a gestão social, patrimonial e financeira dos bairros e outros fogos da Empresa. A Empresa pode ainda exercer actividades acessórias relacionadas com o seu objecto principal, designadamente actividades complementares ou subsidiárias da promoção da habitação social, nomeadamente aquisição, permuta e venda de terrenos ou habitações, bem como administração do património habitacional do Município que lhe for confiada.


CSF de Palmeira


A Comissão Social da Freguesia de Palmeira de que a Junta faz parte, trabalha em parceria com a Rede Social de forma a contribuir para a erradicação da probreza e exclusão social, promovendo o desenvolvimento social local.




voltar