Registe-se na nossa newsletter e receba todas as nossas informações.


Instituições - MJP
home » Instituições - MJP

O Movimento de Juventude da Póvoa foi fundado no dia 19 de Abril de 1986 e resultou fundamentalmente da fusão de dois clubes populares anteriormente existentes: “Os Leões da Póvoa” e “Os Cariocas”. Neste âmbito, tiveram particular relevância João Borges Peixoto, João Gomes Correia, António da Cruz Correia, Francisco Baptista Gomes ou Cipriano Jorge Peixoto de Oliveira. Nasceu com a perspectiva de fomentar no antigo Lugar da Póvoa a prática desportiva, o desenvolvimento de actividades culturais e de lazer.

O seu percurso associativo inicial compreende duas fases. A primeira relaciona-se com o período que vai desde a sua data de fundação até à primeira Assembleia-geral realizada em 20 de Junho de 1987 na Escola Primária do antigo Lugar da Póvoa. Nesta fase, a associação era apenas composta por um órgão directivo, sendo o seu Presidente João Borges Peixoto.

Na primeira Assembleia-geral atrás referida é que se estruturam os restantes órgãos associativos dando-se assim inicio à segunda fase da vida desta associação.
A sede do Movimento de Juventude da Póvoa situou-se sempre no Lugar da Póvoa. No início teve lugar numa garagem existente ao lado da capela de Sto. Estêvão. Vindo mais tarde a mudar as suas instalações (onde actualmente se situa) para o Parque de Jogos do Movimento de Juventude da Póvoa. A nova sede foi construída com o apoio dos sócios, o fornecimento de materiais por parte da Câmara municipal e de alguns populares e simpatizantes.

O Movimento tem como práticas desportivas dominantes o futebol e a pesca. Em termos futebolísticos, registe-se alguns factos que marcaram a história deste clube. Em primeiro lugar, saliente-se a inauguração do Parque de jogos em 1989, realizando-se nesse âmbito o primeiro embate no novo campo entre as equipas do M. J. P. e os Unidos de Merelim, acabando a partida com o resultado de 1-3 a favor dos merelinenses.

Mais tarde, em 2003, procedeu-se à electrificação do Campo de Jogos, estando presentes neste evento o Presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado e o Presidente da Junta de Freguesia, João Russell.
Tornou-se tradição neste clube comemorar-se o 25 de Abril, realizando-se com efeito algumas actividades, das quais se destacam a disputa de jogos de futebol e provas de atletismo

Nesta modalidade realiza-se todos os anos a estafeta com um percurso de 1800 metros em estrada.
A equipa de futebol é detentora já de alguns troféus resultantes de competições onde tem participado. A partir de 2003/2004 passou a disputar o Campeonato Distrital de Futebol de 11 do INATEL de Braga. Nesta época conseguiu atingir o oitavo lugar e a passagem à segunda fase. Foi conseguido também neste mesmo primeiro ano de participação o certificado do INATEL como Centro de Cultura e Desporto daquele organismo.

Na Pesca Desportiva, o Movimento conquistou o primeiro lugar a nível individual na Pista de Pesca de Prado em Vila Verde, bem como o prémio de Melhor Pescador do INATEL de Braga em 2004.    

A principal fonte de receita da associação assenta na exploração de um bar junto aos balneários. Além disso, os dirigentes contam também com o dinheiro proveniente dos associados que pagam uma quota mensal e do aluguer do campo de jogos com o intuito de rentabilizar da melhor forma aquela infraestrutura. O campo tornou-se propriedade do clube durante 50 anos a partir do ano 2000, mediante acordo estabelecido entre os dirigentes e a Câmara Municipal.



voltar